Necessidade: Backup Automático de Arquivos no Windows 10
Como um usuário de PC, você deve saber que é necessário fazer backup de arquivos ou pastas regularmente para mantê-los seguros.
Sabemos que é apenas uma questão de tempo até que o seu HD apresente problemas de funcionamento. Além disso, furtos de notebooks, ataques de vírus, erros críticos, acidentes, etc. podem levar à perda de dados – por isso, você deve sempre mantê-los protegidos. Os backups automáticos são a melhor maneira de preservar esses valiosos documentos, fotos e evitar perdas de dados. Você pode salvar os seus arquivos em outros locais, como uma unidade USB.
No entanto, se você fizer qualquer pequena alteração nesses arquivos, é necessário fazer um backup novamente. Portanto, a melhor maneira de proceder é configurar um backup agendado para evitar que você se esqueça de fazer o backup dos arquivos.
Além disso, o backup automático de arquivos e pastas é útil para aquelas pessoas que não têm o hábito de fazer backup.
Então, como fazer backup de arquivos automaticamente para protegê-los de desastres inesperados ou perdas de dados quando você armazena muitos arquivos importantes em seu PC? Existe alguma ferramenta que permite que você faça esse trabalho?
Claro! Na parte a seguir, você verá que é fácil configurar um backup automático para proteção de dados usando 3 ferramentas.
Como Fazer Backup Automático de Arquivos em um HD Externo
Antes de começar, você deve decidir onde salvar o backup e qual ferramenta usar para configurar o backup automático de arquivos.
Trabalho preparatório:
1. Onde armazenar o backup
Para o backup automático de arquivos do Windows, as seguintes opções estão disponíveis: HD interno, HD externo e pen drive. Nesta parte, mostraremos como fazer backup de pastas/arquivos automaticamente em um HD externo.
2. Ferramenta de backup automático do Windows
Qual ferramenta do Windows permite que você execute backups automáticos em horários regulares? Para backups regulares, é altamente recomendado o uso de um programa de backup automático externo. No entanto, alguns de vocês optam por usar o Histórico de Arquivos ou o recurso Backup e Restauração do Windows (Windows 7).
Agora, vamos direto ao ponto: como fazer backup de arquivos regularmente.
Faça Backup Automático em um HD Externo com o MiniTool ShadowMaker
Qual é o melhor software de backup gratuito para fazer o backup automático de arquivos?
Ao escolher um programa de backup, você deve considerar o preço, as funções e a segurança. O MiniTool ShadowMaker é sua melhor escolha.
Considerado o melhor software de backup gratuito, ele é compatível com Windows 10/8/7/Vista e possui soluções de backup avançadas e flexíveis. A versão avançada pode ser usada em uma estação de trabalho.
Não é necessário copiar e colar arquivos manualmente, desde que você defina um plano de backup agendado; isso o ajudará a fazer o backup automático de pastas específicas com arquivos importantes ou arquivos individuais em um HD externo.
Além disso, a operação pode ser realizada periodicamente, por exemplo: diariamente, semanalmente, mensalmente, etc. Backups incrementais são criados por padrão.
Este programa de backup automático suporta não só o backup de arquivos e pastas, mas também backups de sistemas, partições e discos. Ele também permite que você restaure seu computador para uma versão anterior.
Para fazer o backup automático de arquivos em um HD externo, você pode obter o MiniTool ShadowMaker gratuitamente para testar no seu PC. Se preferir, você pode adquirir a Pro Edition para uso ilimitado.
MiniTool ShadowMaker TrialClique para baixar100%Limpo e seguro
Como fazer backup de arquivos regularmente em um HD externo?
Configurando o Backup Automático de Arquivos na Página de Backup
Passo 1: Clique duas vezes no MiniTool ShadowMaker para abri-lo e clique em Continuar Teste para prosseguir.
Passo 2: Você acessará a interface de usuário principal do MiniTool ShadowMaker. Caso você não tenha um backup pré-configurado, este programa de backup solicitará que você clique em CONFIGURAR BACKUP na página Home para continuar.
Passo 3: Na janela Backup, você verá que o MiniTool ShadowMaker selecionou as partições do sistema como a fonte de backup e a unidade de backup de destino para salvar o arquivo de imagem do backup.
① Aqui, se você pretende fazer backup dos arquivos automaticamente, clique na seção Origem para ir para a janela seguinte e clique em Pastas e Arquivos para continuar.
Na aba Computador, todas as partições detectadas serão listadas. Basta abrir a partição que contém os seus dados importantes e verificar todos os arquivos necessários.
② Para fazer backup de arquivos em um HD externo, clique na seção Destino e escolha uma partição no disco rígido externo como o caminho de armazenamento. Você também pode fazer backup de arquivos em um local de rede, como uma unidade de rede.
Passo 4: Volte para a página Backup e clique em Agendar para configurar o backup agendado para os arquivos ou pastas.
Por padrão, a opção Agendar se encontra desativada. Ao ativar esse recurso, este aplicativo de backup automático permite que você configure backups automáticos diários, semanais, mensais, bem como ao fazer logon ou logoff do PC.
Passo 5: Depois que todas as configurações forem feitas, clique no botão Fazer Backup Agora para executar o processo de backup completo. O tempo de execução depende do tamanho dos arquivos.
Importante:
- Os backups automáticos de arquivos serão criados com base no momento específico da sua configuração.
- A função Agendar usa o método de backup incremental por padrão a fim de economizar o espaço de armazenamento ao máximo.
- Para gerenciar o espaço em disco removendo alguns arquivos de backup antigos, use a opção Esquema para obter ajuda.
- Em Opções, você também encontrará mais opções de backup e configurações avançadas.
Artigo relacionado: O Melhor Software de Backup Incremental Para Windows 10/8/7
Fazendo o Backup Automático do Windows 10 na Interface “Gerenciar”
O MiniTool ShadowMaker oferece outra maneira de criar backups automáticos que pode ser acionada na página Gerenciar.
Para fazer isso, repita os passos 1, 2 e 3 acima e clique em Fazer Backup Agora após concluir todas as configurações de backup para executar o processo na página Gerenciar.
Depois que o backup completo estiver concluído, clique no menu suspenso para escolher a opção Editar Agendamento e abrir a janela Editar Agendamento. Em seguida, especifique uma configuração para o backup regular. Posteriormente, este aplicativo de backup automático de arquivos fará backup de pastas específicas no ponto de tempo especificado.
Em caso de arquivos perdidos, excluídos ou corrompidos, você pode recuperá-los rapidamente com a imagem de backup. Consulte o tutorial de ajuda Como Restaurar Arquivos para obter maiores informações.
Concluindo, o MiniTool ShadowMaker, o melhor utilitário de backup automático para Windows 10/8/7, é realmente útil para fazer o backup automático de pastas/arquivos. Se você não sabe como fazer backup automático de arquivos em uma unidade externa, acabou de encontrar o programa certo.
Obtenha o MiniTool ShadowMaker gratuitamente e siga os passos acima para iniciar o backup agendado dos seus arquivos. Você também pode baixar este freeware para executar o backup automático do sistema operacional Windows 10.
MiniTool ShadowMaker TrialClique para baixar100%Limpo e seguro
Backup Automático Usando o Histórico De Arquivos do Windows 10
O Windows possui um software interno chamado Histórico de Arquivos que permite que você escolha pastas específicas para fazer backup.
Por padrão, ele faz backup de todas as pastas, incluindo área de trabalho, documentos, imagens, música, downloads, OneDrive, etc. na pasta da conta do usuário (C:/Usuários/nome da conta).
Mais importante ainda, o Histórico de Arquivos pode fazer backup automaticamente de qualquer arquivo que tenha sido alterado ou adicionado, de forma semelhante ao Time Machine no OS X.
Como fazer backup automático de pastas com o Histórico de Arquivos? Aqui estão os detalhes.
Passo 1: Em primeiro lugar, conecte um HD externo ao computador.
Passo 2: Abra a seção Configurações no menu Iniciar.
Passo 3: Acesse Atualização e segurança > Backup.
Passo 4: Na seção Fazer Backup Usando o Histórico De Arquivos, clique na opção Adicionar uma unidade para selecionar uma partição no seu disco rígido externo onde deseja armazenar os arquivos de backup.
Passo 5: A opção Backup automático dos meus arquivos será exibida e se encontra ativada. Em seguida, clique em Mais opções para entrar na interface abaixo.
Passo 6: Em seguida, clique em Fazer backup agora para iniciar o backup.
Além disso, você pode configurar a frequência de backup do Histórico de Arquivos, por quanto tempo essas cópias de backup serão mantidas e quais arquivos serão armazenados nos backups.
Por padrão, o Histórico de Arquivos pode fazer backup de arquivos automaticamente a cada hora, mas você pode escolher outro intervalo, por exemplo, a cada 10, 15, 20 ou 30 minutos, 1, 3, 6 ou 12 horas, ou uma vez por dia. Basta escolher uma opção para o backup automático de arquivos com base nas suas necessidades.
Se os arquivos originais forem excluídos, danificados ou perdidos, você pode ir em Painel de controle > Sistema e segurança > Histórico de arquivos > Restaurar arquivos pessoais para recuperar esses arquivos.
Fazendo Backups Automáticos Com o Recurso Backup e Restauração do Windows (Windows 7)
Há outra ferramenta de backup interna do Windows chamada Backup e Restauração (Windows 7). Ela ajuda você a criar um backup da versão mais recente dos seus arquivos de maneira programada. Além disso, ela pode também criar uma imagem de todo o sistema, incluindo arquivos do sistema, programas, documentos, etc.
Como fazer backup de arquivos automaticamente em um HD externo com este utilitário?
Passo 1: Navegue até Painel de Controle > Sistema e segurança > Backup e Restauração (Windows 7).
Passo 2: Clique em Configurar backup na seção Fazer backup ou restaurar seus arquivos.
Passo 3: Decida onde deseja salvar seu backup. Aqui, é recomendável salvar o backup em um disco rígido externo. Basta selecionar um HD e continuar.
Passo 4: De quais arquivos você deseja fazer backup? Se quiser escolher arquivos por conta própria para fazer o backup automático, marque a opção Deixe-me escolher.
Passo 5: Em seguida, selecione os itens desejados como documentos, fotos, imagens, planilhas do Excel, etc. que deseja incluir no backup na caixa de seleção.
Passo 6: Em seguida, você pode revisar suas configurações de backup. Na interface a seguir, você verá que essa ferramenta configurou o backup automático por padrão.
Se preferir, você pode clicar em Alterar programação para configurar o backup automático de arquivos como diário, semanal ou mensal. Em seguida, clique no botão Salvar configurações e executar backup.
MiniTool ShadowMaker X Histórico de Arquivos X Backup e Restauração (Windows 7)
Por fim, após ler todas essas informações, você pode estar se perguntando: quais são as diferenças entre essas três ferramentas e qual delas você deve escolher para fazer backup automático de pastas ou arquivos em um HD externo?
O histórico de arquivos possui uma limitação óbvia, qual seja, ele apenas pode fazer backup de pastas da conta do usuário. Se você deseja fazer backup de arquivos de outras partições, precisa criar uma nova pasta na Biblioteca e adicionar as pastas necessárias a esse diretório. Apenas depois disso você pode iniciar o backup automático de dados para outros arquivos.
O Backup e Restauração (Windows 7) é útil para o backup automático de arquivos do Windows e permite que você escolha os arquivos necessários para o backup. Porém, em comparação com o MiniTool ShadowMaker, ele não consegue fazer backups automáticos ao entrar ou sair do sistema operacional.
Além disso, é possível que você se depare com erros de funcionamento no backup do Windows 10 que impedem a conclusão do backup com sucesso, fazem com que o Histórico de Arquivos não seja executado automaticamente ou pare de funcionar, etc.
Como você pode ver, vale a pena recomendar e experimentar o MiniTool ShadowMaker, pois ele fornece meios mais fáceis e flexíveis de fazer backup automático de qualquer arquivo do seu computador em um HD externo. Da mesma forma, o backup do sistema, backup de partições e backup de discos podem ser concluídos facilmente.
Mais importante, ele permite que você execute uma rápida recuperação em caso de desastres, mesmo se o seu computador não inicializar, desde que você crie uma mídia inicializável com sua função Criador de Mídia inicializável.
Agora, baixe e experimente gratuitamente este excelente aplicativo de backup automático de arquivos para proteger os dados do seu PC.
MiniTool ShadowMaker TrialClique para baixar100%Limpo e seguro
Palavras Finais
Como fazer backup automático de arquivos em um HD externo? Basta escolher uma ferramenta adequada com base nas suas necessidades de backup automático de pastas/arquivos. É altamente recomendável usar o MiniTool ShadowMaker para configurar o backup automático do Windows 10 para os seus arquivos importantes.
Se você tiver alguma sugestão sobre como fazer backup automático de arquivos do Windows ou alguma dúvida em relação ao nosso programa de backup, deixe um comentário abaixo ou envie um e-mail para [email protected].