O Windows 10 é bom ou ruim? Você pode ter dúvidas sobre isso antes de fazer o upgrade ou adquirir um aparelho com este sistema operacional, pois o Windows 10 recebe críticas pesadas em alguns aspectos. No post de hoje das Soluções MiniTool, mostramos 7 desvantagens desse sistema operacional, além de algumas dicas úteis para você.
O Windows 10 Não Atende às Expectativas
Como o sistema operacional mais recente da Microsoft, o Windows 10 chamou a atenção dos usuários em todo o mundo por causa das grandes mudanças em sua estrutura. Atualmente, existem mais de 800 milhões de usuários do Windows 10.
Embora o Windows 10 seja o sistema operacional de desktop mais popular, muitos usuários ainda têm várias queixas sobre ele, pois o Win10 costuma causar diversos problemas. Entre eles, citam-se falhas no Explorador de Arquivos, problemas de compatibilidade do VMWare, atualizações do Windows que excluem dados do usuário, etc.
Essa variedade de problemas deixa muitos usuários frustrados. Talvez você tenha feito o upgrade para o Windows 10 e revertido para o Windows 7/8 após considerar os prós e contras.
Na parte a seguir, vamos orientá-lo em detalhes sobre algumas análises negativas do Windows 10 e você saberá claramente por que alguns usuários consideram o Windows 10 como um sistema operacional ruim.
Por Que o Windows 10 Não é um Bom Sistema Operacional (7 Motivos)
1. Espionagem e privacidade
O Windows 10 contém funções novas que permitem armazenar e transferir dados sobre a atividade de seus usuários. A partir desse sistema, a Microsoft pode capturar todos os seus metadados.
Ou seja, essa empresa gigante coleta o que você faz com seus dados, quanto tempo trabalha com certos programas, entre outras informações. O fato é que isso produz uma imagem completa e perfeita de suas atividades, e a Microsoft tem executado esse procedimento sem prejuízo de sua imagem com o público.
A Microsoft chama essa coleta de dados de “telemetria”, considerada uma função útil para dar suporte aos usuários e rastrear bugs. Infelizmente, você não pode desativá-la.
Dica: Se você está preocupado com a privacidade do seu computador, é possível alterar algumas configurações do Windows 10. O post Verifique Já Suas Configurações de Privacidade do Windows 10 traz dicas úteis para você.
2. Atualizações Automáticas Forçadas
Um aspecto bastante negativo do Windows 10 consiste em suas atualizações automáticas forçadas. Nas versões antigas do sistema operacional Windows, a atualização era opcional. Ou seja, você podia decidir se atualizava automaticamente seu sistema ou se dispensava a atualização. Esse recurso era bastante útil.
No entanto, o Windows 10 alterou sua estratégia de atualização e sempre força você a atualizar para a última versão e instalar os patches mais recentes. A Microsoft faz isso para permitir que você obtenha sempre os melhores recursos disponíveis.
No entanto, de acordo com os críticos, esta é uma estratégia da Microsoft para encobrir uma falha de design no sistema operacional para que possa corrigir qualquer problema óbvio sem o conhecimento do usuário.
Além disso, as reinicializações necessárias para a atualização são bastante inconvenientes, e os problemas de atualização como definições de Wi-Fi em falta nos dispositivos Surface e erros de tela azul são frequentes. Se a empresa se esforçasse mais para evitar esses problemas, seria mais fácil aceitar as atualizações compulsórias.
Dica: É possível suspender as atualizações automáticas do Windows 10. Para saber como fazer isso, consulte nosso post anterior Como Desativar o Windows Update. Na verdade, as atualizações podem ser interrompidas por um período de tempo definido, mas não em caráter 100% permanente.
3. Problemas na Pesquisa do Menu Iniciar
Por que o Windows 10 é tão ruim? Além das desvantagens citadas acima, o Windows 10 também possui falhas bastante evidentes em sua função de pesquisa do menu Iniciar.
Muitos usuários relatam que as consultas de pesquisa não mostram resultados ou exibem resultados incompletos, fora os casos em que a caixa de pesquisa na barra de tarefas não abre ou não responde. Além disso, há erros frequentes ao pesquisar o aplicativo calculadora para abri-lo (o mesmo é exibido ao digitar cal, mas desaparece da lista ao digitar calc na caixa de pesquisa).
Esse mesmo erro é relatado para outros aplicativos de uso comum, o que dificulta o uso do recurso de busca rápida.
4. Acúmulo de Arquivos de Programas
O Windows 10 mantém traços de programas removidos ou com instalação incompleta, o que pode interferir nas operações normais. De forma geral, isso torna seu computador um emaranhado de programas mal configurados e configurações quebradas. Com isso, alguns processos fantasmas são executados em segundo plano e entradas inexplicáveis e misteriosas sobrecarregam o índice.
Sempre que você instala um programa, o Windows 10 armazena o arquivo referente. Isso ocorre mesmo em casos de aplicativos problemáticos ou de instalações incompletas, o que aumenta a desorganização interna do sistema do PC.
5. Bloatware e Aplicativos Patrocinados
Seu computador pode ter vindo pré-carregado com uma série de recursos e programas que você nunca ouviu falar ou não utiliza, por exemplo, alguns jogos como Candy Crush. Esses aplicativos de bloatware usam o espaço em disco, diminuem a velocidade do seu computador e consomem memória RAM, uso da CPU, duração da bateria, etc.
A desinstalação desses aplicativos é apenas uma correção temporária, pois eles sempre serão instalados novamente após as principais atualizações. Além disso, o Windows 10 também mostra anúncios patrocinados que você não tem como remover.
O Windows 10 não deveria exibir anúncios ou instalar aplicativos indesejados de terceiros. Infelizmente, isso já se tornou algo normal para a Microsoft. Esse aspecto também é ressaltado como um grande ponto negativo do sistema.
Dica: A postagem Como Desativar Anúncios do Windows 10 – Guia Completo traz tutoriais bastante úteis.
6. Design
O design do Windows 10 também é alvo de muitas críticas negativas. No Windows 10, a Microsoft combinou a aparência do Windows 8 e 7, atualizou o menu Iniciar e as notificações e introduziu o menu Charms.
Várias inconsistências de design na interface do usuário são causadas pela combinação de funções e estilos. Os aplicativos modernos do Windows diferem muito na aparência do Windows clássico.
Além disso, a Microsoft está substituindo lentamente o Metro Design pelo Fluent Design no Windows 10. No entanto, é difícil combinar ambos de forma gradual, pois esses dois designs são muito diferentes. Os designs dos aplicativos do Windows Calendário, Fotos e E-mail também possuem uma aparência incompleta.
Esse problema também envolve os menus de contexto. A Microsoft tem 4 menus de contexto diferentes que são bastante redundantes, e pode ser um processo confuso tentar descobrir onde encontrar cada configuração.
7. Desorganização
No Windows 10, muitos dos programas instalados se encontram espalhados em diferentes pastas sem qualquer forma de organização ou hierarquia, tornando a disposição pasta Usuário bastante confusa. Se você tentar reorganizá-los, alguns aplicativos podem apresentar problemas.
O Windows 10 também é criticado em outros aspectos relacionados à produtividade, por exemplo, a edição do Windows 10 Pro tornou-se menos adequada para uso por pequenas empresas.
Atenção:
Depois de ler tantas informações, você pode estar se perguntando: por que a maioria dos usuários continua usando esse sistema operacional, já que o Windows 10 tem tantos aspectos negativos? De fato, apesar de todos os pontos abordados aqui, o Windows 10 também possui muitas vantagens – e é possível atenuar certos problemas através de algumas medidas e configurações.
Nas partes a seguir, abordaremos isso em detalhes.
Algumas Vantagens do Windows 10
1. Velocidade
O Windows 10 tem uma boa velocidade de execução, principalmente na inicialização. De acordo com alguns vídeos comparativos, o Windows 10 possui uma velocidade de inicialização maior em um MacBook do que no macOS. Além disso, a tecnologia DirectX12 oferece um aumento de velocidade adicional e permite que os jogadores alcancem um novo nível de desempenho imersivo.
2. Cortana
No Windows 10, você pode desfrutar do auxílio de uma tecnologia de voz, que é a resposta da Microsoft ao recurso Siri da Apple. Agora, você pode usar a Cortana para desligar o PC ou deixá-lo dormir. Essa função também fornece um controle de voz completo para aumentar a eficiência do uso simultâneo de PCs e tablets via Cortana.
3. Maior Segurança
O Windows 10 conta com uma edição melhorada do recurso Modo de Segurança do Windows 8 que o torna ainda mais seguro. Qualquer código executado corretamente ao iniciar o SO deve ser assinado pela Microsoft ou pelo fornecedor do hardware. No Windows 10, você pode configurar o PC para não ignorar esse recurso. Além disso, há mais três recursos de segurança adicionais: Windows Hello, Microsoft Passport e Device Guard.
Além desses méritos, o Windows 10 também é bom em outros aspectos, por exemplo: ele conta com Desktops Virtuais e Linha do Tempo, aplicativo Xbox, Action Center, aplicativos universais, barra de jogos, tie-ins de smartphone, modos escuro e claro, etc.
Algumas Dicas Para Você
Você pode estar se perguntando: devo fazer o upgrade para o Windows 10? Como vimos, o Windows 10 tem 7 grandes desvantagens, mas também conta com um grande número de pontos positivos. Cabe a você pesar os prós e contras.
Em nossa opinião, é sensato atualizar seu sistema para o Windows 10, pois o suporte ao Windows XP e ao Vista já foi suspenso pela Microsoft, o suporte ao Windows 7 terminou em 14 de janeiro de 2020 e o Windows 8 também ficará sem suporte oficial mais cedo ou mais tarde. Embora o Windows 10 seja ruim em alguns aspectos, ainda possui várias qualidades, e é um sistema operacional confiável de modo geral.
Siga essas dicas antes de usar ou instalar o Windows 10.
Os erros de atualização são frequentes no Windows. A fim de evitar problemas, recomendamos que você crie uma imagem para que possa reverter para a versão anterior do sistema operacional Windows. Para isso, recomendamos o MiniTool ShadowMaker, um software de backup do Windows profissional para fazer backup do seu sistema.
Além disso, você precisará executar uma instalação limpa para fazer o upgrade para o Windows 10 a partir do Windows Vista/XP/7/8. Para evitar possíveis perdas de dados, você também deve fazer backup de seus arquivos importantes primeiro. Felizmente, o MiniTool ShadowMaker também ajuda você nessa tarefa.
MiniTool ShadowMaker TrialClique para baixar100%Limpo e seguro
Passo 1: Execute o MiniTool ShadowMaker.
Passo 2: Vá para a interface de Backup. Nela, você verá que este software já selecionou as partições do sistema para fazer backup. Para criar uma imagem do sistema, você não precisa escolher a origem do backup novamente.
Dica: Para fazer backup de arquivos importantes, vá para Origem > Pastas e Arquivos e escolha os itens desejados do backup.
Passo 3: Vá para a seção Destino e escolha um caminho para salvar o arquivo de imagem. Entre as opções, você pode selecionar pen drive, HD externo, SSD, NAS, etc.
Passo 4: Clique em Fazer Backup Agora para executar a tarefa de backup.
Após terminar de fazer o backup dos arquivos e o backup da imagem do sistema, você pode atualizar seu sistema operacional para o Windows 10. Depois da instalação, alguns procedimentos devem ser feitos para evitar certos problemas.
- Instale os drivers mais recentes
- Atualize para o sistema operacional mais recente
- Instale alguns aplicativos essenciais
- Ajuste as configurações de privacidade
- Faça backup do seu computador
A postagem 5 Dicas Básicas Para Seguir Após Instalar o Windows 10 traz informações detalhadas. Basta ler e seguir os tutoriais passo a passo.
Conclusão
Por que o Windows 10 é ruim? Após terminar de ler este post, você já deve ter uma ideia sobre os pontos negativos do Windows. Cabe ressaltar que, apesar dos problemas do Windows 10, ele também conta com muitas vantagens.
Se você decidir atualizar para este sistema operacional, crie um backup para seu sistema e seus arquivos importantes antes da atualização e siga as dicas mencionadas acima após o upgrade.
Se tiver dúvidas durante o processo de uso do software MiniTool ou quaisquer sugestões e recomendações, entre em contato pelo e-mail [email protected] ou deixe um comentário abaixo.
Perguntas Frequentes Sobre as Desvantagens do Windows 10
Isso pode ocorrer por vários motivos, incluindo CPU com baixo desempenho, RAM corrompida ou insuficiente, placa gráfica antiga, Windows rodando em HDD, falha no disco rígido, fragmentação de disco, etc. Para saber mais, confira o post Computador Lento: 10 Causas e Soluções.
Na verdade, não existe uma alternativa exata para o Windows. Qualquer substituição disponível para você depende das características da sua máquina e de suas necessidades. Se você estiver procurando algo diferente, as alternativas mais comumente consideradas são Linux, Google Chrome OS e macOS.
Qual é a diferença entre o Windows 7 e o Windows 10? O Windows 7 é melhor? Confira as respostas neste post: Windows 7 x Windows 10: É Hora de Fazer Upgrade Para o Windows 10.
A resposta é negativa. Atualmente, é preciso pagar por uma licença do Windows 10 no site da Microsoft Store.