Seu computador apresenta o erro "a unidade não é um local de backup válido" quando você tenta fazer backup do sistema em uma unidade USB? Esta postagem mostra três métodos para corrigir esse erro e algumas formas de criar facilmente uma imagem do sistema Windows 10/8/7 em uma unidade USB.
A Unidade Não é Um Local de Backup Válido – Erro do Windows 7/8/10/11
Muitos usuários buscam tomar medidas antecipadas de precaução em seus PCs para evitar prejuízos em casos de desastres imprevisíveis. Ninguém sabe quando erros fatais como falhas no disco rígido, vírus ransomware ou outros podem vir a ocorrer e causar perdas de dados ou corrupção do sistema.
Por isso, sabe-se que fazer backup dos dados do seu disco ou do sistema operacional Windows é uma excelente solução para manter o computador seguro.
No entanto, também há diversos problemas que podem ocorrer ao fazer backup do Windows, por exemplo, o Windows não conclui o backup com êxito, Erros do Serviço de Cópias de Sombra de Volume, etc. Recentemente, alguns usuários têm relatado em fóruns como o Reddit que após criar uma imagem do sistema, a mesma não funciona na unidade USB onde é salva.
Após selecionar um dispositivo de armazenamento USB como caminho para gravar a imagem, uma mensagem diz “Esta unidade não pode ser usada para armazenar uma imagem do sistema porque não está formatada em NTFS“. Em seguida, a unidade é formatada para NTFS e aparece outro erro: “A unidade não é um local de backup válido“.
Você pode estar se perguntando: por que minha unidade USB não é considerada um local de backup válido no Windows 11/10/8/7?
Na verdade, isso se deve a uma limitação do recurso de backup interno do Windows: a ferramenta Backup e Restauração do Windows não suporta unidades USB ou pen drives como local de armazenamento de backup, mas é possível fazer backup de arquivos e outros dados nas unidades USB.
No entanto, o que fazer se você também não conseguir fazer backup do seu sistema em uma unidade USB usando a ferramenta integrada? Não se preocupe! Mostraremos três soluções simples para esse problema nas partes seguintes deste post. Basta escolher a que melhor se aplica às suas necessidades.
Como Corrigir o Erro “A Unidade Não é Um Local de Backup Válido” no Windows 11/10/8/7
1ª Solução: Faça Backup do Windows 11/10/8/7 em Uma Unidade USB com o MiniTool ShadowMaker
Se você ainda deseja criar uma imagem e salvá-la na unidade USB, a melhor maneira de conseguir executar essa tarefa é usar uma ferramenta de backup externa. Esta é a principal sugestão de muitos usuários em fóruns.
O MiniTool ShadowMaker, um software de backup gratuito e versátil projetado para Windows 11/10/8/7, fornece recursos de proteção de dados, recuperação de desastres e soluções de recuperação de arquivos. Além disso, ele também pode fazer backup de arquivos em um servidor.
Este freeware de backup automático é mais flexível e confiável que a ferramenta Backup e Restauração do Windows, permitindo que você faça backups regulares de arquivos, do sistema operacional Windows, discos e partições em HDs externos, dispositivos de armazenamento flash, pen drives, unidades usb, NAS, etc.
Esta ferramenta também oferece suporte a backup completo, backup incremental e backup diferencial, além do uso com o Gerenciamento de Disco.
O MiniTool ShadowMaker também é um software de sincronização de arquivos.
Como um software de backup de PC confiável, trata-se da melhor ferramenta alternativa quando o Windows 7/8/11 ou o Windows 10 não consegue criar uma imagem do sistema na unidade USB devido ao erro de local inválido.
Baixe e experimente o MiniTool ShadowMaker Trial Edition para criar uma imagem do sistema Windows 11/10/8/7 na unidade USB sem o erro “a unidade não é um local de backup válido”.
MiniTool ShadowMaker TrialClique para baixar100%Limpo e seguro
Agora, vejamos como criar uma imagem do sistema para restaurar seu PC com Windows 11/10/8/7 em caso de falha do sistema.
Passo 1: Execute o MiniTool ShadowMaker para abrir a interface principal.
Passo 2: Clique no botão CONFIGURAR BACKUP na interface inicial Home (caso não existam opções de backup pré-configuradas por este software).
Passo 3: Na aba Backup, você verá duas seções onde devem ser selecionadas a origem e o destino do backup.
1. Para backup do sistema, o programa seleciona automaticamente a Partição Reservada e a unidade do sistema (unidade de inicialização) para você.
Dica: Se quiser fazer backup de todo o disco do sistema, clique na seção Disco e Partições na janela Selecionar Origem, selecione o disco do sistema em uma caixa de combinação e marque todas as partições do disco para fazer backup.
2. Para fazer backup do Windows 11/10/8/7 em uma unidade USB, entre na interface intitulada Computador para selecionar a unidade USB maior como a unidade de destino do backup.
Dica: Para aumentar a segurança do seu computador, é recomendável seguir uma estratégia de backup, sendo a prática mais recomendada a regra 3-2-1. Para obter mais informações, consulte a postagem Recomendação: Regra de Backup 3-2-1 Para Computadores Pessoais.
Passo 3: Por fim, este software de backup gratuito do Windows retornará à interface de Backup, onde você pode clicar no botão Fazer Backup Agora para iniciar o backup do sistema.
Dica: Antes de realizar uma operação de backup, você pode configurar um backup automático para salvar no dispositivo USB usando o recurso Agendar ou fazer backups incrementais usando a função Esquema. Basta obter o MiniTool ShadowMaker para solucionar o erro “a unidade não é um local válido”.
MiniTool ShadowMaker TrialClique para baixar100%Limpo e seguro
Com alguns passos simples, você pode criar uma imagem do sistema na unidade USB de maneira fácil e eficaz e sem encontrar o erro “a unidade não é um local de backup válido” no Windows 11/10/8/7. Se você conhece alguém que já encontrou problemas ao tentar criar uma imagem do sistema para a unidade USB, compartilhe este software de backup com eles.
Em caso de problemas no sistema, a imagem pode ser usada para restaurar seu PC com Windows 10/8/7. De modo geral, a recuperação da imagem do sistema é bastante fácil, desde que você tenha uma edição inicializável com o Criador de Mídia MiniTool.
2ª Solução: Faça Backup do Sistema em um HD Externo ao Invés de uma Unidade USB
Alguns de vocês ainda podem preferir usar o utilitário Backup e Restauração do Windows para fazer backup do seu sistema operacional. Essa ferramenta também permite criar backups de rotina ou agendar backup.
Para corrigir o problema “a unidade não é um local de backup válido”, você pode alterar o local para salvar a imagem do sistema e continuar a operação de backup.
Usaremos o Windows 10 como exemplo.
Passo 1: Vá para Painel de Controle > Backup e Restauração ou Backup e Restauração (Windows 7) > Criar uma imagem do sistema.
Passo 2: Decida em qual local você deseja salvar o backup.
Ao clicar na opção Em um disco rígido, você poderá visualizar todas as partições detectadas. Aqui, sugerimos escolher a partição de uma unidade externa.
Além disso, você pode criar a imagem do sistema em um CD/DVD ou especificar uma rede para a imagem de backup.
Passo 3: Na janela pop-out, você verá que as unidades necessárias para a execução do Windows estão selecionadas por padrão.
Dica: Aqui, se você quiser fazer backup de todo o disco, basta marcar todas as outras partições no disco do sistema.
Passo 4: Confirme suas configurações de backup (o local e as unidades) e clique no botão Iniciar backup. Esta operação levará alguns minutos. Por favor, aguarde pacientemente.
Às vezes, o Backup do Windows falha ao criar uma imagem do sistema e podem ocorrer erros como o processo trava em 97%, 57% ou 12% ou falha na criação da imagem do sistema: não há espaço em disco suficiente (0x80780119), entre outros.
Ao encontrar um desses casos, recomenda-se procurar soluções imediatamente. Para isso, é altamente recomendável usar o software de backup MiniTool ShadowMaker. Basta seguir as etapas mencionadas na 1ª solução para a criação da imagem do sistema.
3ª Solução: Compartilhe o USB na Rede e Continue o Backup
Se você ainda quiser usar o Backup e Restauração do Windows para criar uma imagem do sistema em uma unidade USB ao invés de utilizar um HD externo, é possível criar um diretório em uma unidade USB, compartilhar a unidade na rede e continuar a criação da imagem do sistema.
Isso pode solucionar o problema “a unidade não é um local de backup válido” no Windows 11/10/8/7.
Veja o guia passo a passo conforme mostrado abaixo (usamos o Windows 10 como exemplo). A única desvantagem desse método é que ele é mais longo em comparação com os anteriores.
Passo 1: Conecte sua unidade flash USB a um computador.
Passo 2: Formate sua unidade USB para o sistema de arquivo NTFS usando o Gerenciamento de Disco do Windows ou uma ferramenta de terceiros – o MiniTool Partition Wizard.
Passo 3: Compartilhe o USB na rede:
- Crie um diretório em seu dispositivo USB: abra a partição USB, clique com o botão direito do mouse em um local em branco e selecione a opção Pasta no menu suspenso Novo.
- Clique com o botão direito do mouse no diretório e selecione as opções Compartilhar com e Pessoas específicas.
- Compartilhe este diretório com você mesmo na lista de usuários e clique no botão Compartilhar
- Ative a descoberta de rede e o compartilhamento de arquivos para uma rede privada ou para todas as redes públicas.
- Por fim, a pasta que você criou será compartilhada. Clique em Concluir para continuar.
Passo 4: Clique com o botão direito do mouse no diretório, selecione Propriedades e clique no botão Compartilhamento Avançado na aba Compartilhamento.
Passo 5: Na pequena janela pop-up, clique em Permissões para definir todas as permissões como Controle Total.
Passo 6: Abra o Backup e Restauração (Windows 7) e clique em Criar uma imagem do sistema.
Passo 7: Selecione a unidade de rede como seu local de backup:
- Navegue em seu computador e escolha um local de rede.
- Insira as credenciais de login do computador e clique em OK.
Observação: Certifique-se de que sua unidade USB tem espaço suficiente para salvar o arquivo da imagem do sistema. Caso contrário, você receberá um aviso dizendo "O local de rede especificado não pode ser usado", conforme mostrado na figura a seguir.
Passo 8: Em seguida, todas as unidades do sistema serão incluídas no backup.
Passo 9: Confirme as configurações de backup. Por fim, inicie o backup.
Na grande maioria das vezes, esse método é eficaz para resolver o erro “a unidade não é um local de backup válido”.
Leitura Adicional: Backup e Restauração do Windows X MiniTool ShadowMaker
Nas seções acima, mencionamos o software completo de backup e recuperação MiniTool ShadowMaker. Alguns de vocês podem estar curiosos sobre as diferenças entre este programa e a ferramenta de backup integrada do Windows.
- Quanto ao local de armazenamento de backup, o MiniTool ShadowMaker suporta discos rígidos internos ou externos, unidades flash USB, NAS, etc. no Windows 11/10/8/7. Por sua vez, o Backup do Windows não permite que você crie uma solução de backup com armazenamento em USB.
- Quanto aos tipos de backup, o MiniTool ShadowMaker oferece uma interface fácil de usar que permite fazer backup do sistema operacional, de arquivos, de uma partição ou de todo o disco com facilidade. Por outro lado, a ferramenta integrada do Windows não oferece opções variadas para você escolher o tipo de backup, exceto backup do sistema e backup de arquivos.
- Além disso, o MiniTool ShadowMaker é mais flexível para criar backups de sistema por agendamento, backups incrementais e backups diferenciais. O Backup do Windows não oferece suporte ao backup diferencial e não há nenhuma opção direta de backup incremental.
Assim, vemos que vale a pena recomendar o MiniTool ShadowMaker para manter seu computador seguro.
Para criar uma imagem do sistema em uma unidade USB com sucesso, basta baixar este software de backup gratuito em seu computador com Windows 11/10/8/7.
MiniTool ShadowMaker TrialClique para baixar100%Limpo e seguro
Palavras Finais
Após a leitura deste artigo, você deve ter aprendido com sucesso como corrigir o erro “a unidade não é um local de backup válido”. Agora é a sua vez de experimentar as soluções acima.
Se você conhece outras soluções para quando a unidade USB não é um local de backup válido do Windows 10/8/7/11, compartilhe com a gente na seção de comentários abaixo. Para qualquer dúvida relacionada ao MiniTool ShadowMaker, entre em contato através do e-mail[email protected].