Atualmente, muitas pessoas procuram saber quais são as diferenças entre as portas Thunderbolt 3 e USB-C. Se você também está curioso sobre o que distingue estes dois modelos, confira esta postagem onde a MiniTool explica as especificações das interfaces Thunderbolt 3 e USB-C em detalhes.
Introdução às Portas Thunderbolt 3 e USB-C
O Que é a Porta USB-C?
USB-C, abreviação de USB Type-C, é uma forma de interface de hardware USB lançada pela USB-IF em 2014. A principal característica de sua aparência é que suas extremidades superior e inferior são exatamente as mesmas, não distinguindo mais o USB frontal e anterior.
A interface USB tem várias formas de interface de hardware, como USB Tipo A, USB Tipo B, Micro-USB, etc. No entanto, o USB-C vem se tornando cada vez mais popular, e parece estar substituindo gradualmente o Micro-USB e USB Tipo A. As possíveis razões são as seguintes:
- O tamanho da interface USB-C é de 8,3 × 2,5 mm, menor que a interface USB Tipo A. Portanto, a porta USB-C está substituindo a porta USB A nos Ultrabooks.
- O USB Tipo C não requer que você diferencie a face superior e a inferior no encaixe, o que facilita a inserção. Portanto, é um diferencial positivo quando comparado à porta Micro-USB.
Leitura adicional:
Ao falarmos de USB-C em comparação com outras portas de hardware USB, algumas pessoas podem pensar em USB 3.x, Power Delivery, etc. Na verdade, esses fatores não têm nada a ver com o USB-C. Por exemplo, as portas Tipo C de muitos telefones ainda usam USB 2.0, enquanto as portas USB A também suportam o USB 3.x e o protocolo PD.
O único aspecto visível que torna o USB-C melhor que o USB-A é o encaixe uniforme (você não precisa distinguir suas extremidades superior e inferior ao inserir). Devido a este ponto, o USB-IF e os fabricantes decidiram abandonar o USB-A. Como resultado, o USB PD 3.0, o USB 3.x parcial (por exemplo, USB 3.2 Gen1x2, USB 3.2 Gen2, etc.) e o USB4 decidiram descontinuar a porta USB-A.
Se quiser aprender mais sobre esses formatos de interface de hardware USB, leia este post: Tipos e Velocidades de USB [Introdução Geral Com Imagens].
O Que é Thunderbolt 3?
Thunderbolt é o nome da marca de uma interface externa desenvolvida pela Intel em colaboração com a Apple. Esta interface combina a tecnologia de transmissão de dados PCI Express com a tecnologia de exibição DisplayPort, para que possa transmitir dados e sinais de vídeo ao mesmo tempo.
Até agora, a interface Thunderbolt tem três gerações:
- Thunderbolt 1: Baseado em Mini DisplayPort e PCI-E 2.0 X2, possui suporte a full duplex (envio e recebimento simultâneo de dados) e oferece uma largura de banda de 10Gbps.
- Thunderbolt 2: Baseado em Mini DisplayPort e PCI-E 2.0 X4, possui suporte a full duplex e oferece uma largura de banda de 20Gbps.
- Thunderbolt 3: Baseado na porta USB Tipo C, usa PCIe 3.0 X4, possui suporte a full duplex e oferece uma largura de banda de 40Gbps (3,94 GB/s).
Para realmente saber como o Thunderbolt 3 funciona, você deve compreender os 3 aspectos a seguir:
1. Para que é usada a porta Thunderbolt?
A porta Thunderbolt 3 tem as seguintes funções:
- Pode servir como uma porta USB para transferir dados entre um computador e dispositivos periféricos. Além disso, é compatível com USB 3.0 e 2.0.
- Pode servir como DisplayPort para transferir sinais de áudio e vídeo. Portanto, você pode usá-lo para conectar uma GPU externa ou uma tela.
- Pode ser usada para conectar uma dock station, ampliando assim a função da porta externa.
2. Mini DisplayPort x Thunderbolt
O Mini DisplayPort será substituído pela interface Thunderbolt? Algumas pessoas podem estar curiosas sobre isso. Nesta parte, explicaremos as diferenças entre Mini DisplayPort e Thunderbolt para você.
Para entender as diferenças entre Mini DisplayPort e Thunderbolt, você deve saber que o Thunderbolt é uma interface de hardware como o USB-C, enquanto o Mini DisplayPort é mais como a interface DisplayPort. Mini DisplayPort é a versão micro da interface DisplayPort.
DisplayPort é uma interface de exibição criada pela Video Electronics Standards Association (VESA). Esta interface pode ser usada tanto para conexão de display interno quanto para conexão de display externo. A versão mais recente do DP é o padrão DisplayPort 2.0, lançado em 2019.
O DP 2.0 usa Thunderbolt 3 como interface física (PHY). A largura de banda da porta Thunderbolt 3 é de 40Gbps (no modo full duplex). No entanto, as portas de exibição não precisam do modo full duplex (requerendo apenas uma extremidade para enviar e a outra para receber sinais). Portanto, o DP 2.0 mescla os canais bidirecionais em um canal unidirecional, atingindo uma largura de banda unidirecional de 80Gbps.
O DP 2.0 tem suporte à interface USB-C. O modo DP Alt no USB Tipo C permite que o USB -C obtenha o efeito de exibição do DP 2.0. Quanto ao Thunderbolt 3 (assim como o Thunderbolt Alt Mode na interface USB-C), parte dele é usado para transmissão de dados e apenas metade dele é usado para saída de exibição, portanto, seu efeito de exibição é apenas metade do DP 2.0.
3. Thunderbolt 2 x 3
O Thunderbolt 3 é bastante popular hoje em dia, mas os Thunderbolt 1 e 2 anteriores não são tão conhecidos. Algumas pessoas podem estar curiosas sobre as diferenças entre Thunderbolt 2 e 3. Quais sejam:
- Interface de Hardware: O Thunderbolt 2 usa Mini DisplayPort enquanto o Thunderbolt 3 usa USB Tipo C.
- Desempenho: O Thunderbolt 2 é baseado no PCI-E 2.0 X2 e oferece uma largura de banda de 10Gbps, enquanto o Thunderbolt 3 é baseado no PCI-E 3.0 X4 e oferece uma largura de banda de 40Gbps.
- Direitos Autorais Técnicos: Desde 2018, a Intel dispensou completamente a taxa de autorização técnica para uso da interface Thunderbolt 3. A partir de então, o Thunderbolt 3 está se tornando cada vez mais popular.
PCI x PCIe: Quais as Diferenças e Como Distinguir os Dois?
Thunderbolt 3 x USB-C
USB-C é o mesmo que Thunderbolt? Quais são as diferenças entre ambos? Algumas pessoas podem querer saber mais sobre isso, principalmente por razões de compatibilidade.
Então, Thunderbolt 3 é o mesmo que USB-C? Aparentemente, o Thunderbolt 3 é diferente do USB-C, embora a interface do Thunderbolt 3 use a porta de hardware USB-C. A relação entre Thunderbolt 3 e USB-C pode ser bem definida na seguinte analogia:
Se compararmos a interface a um sanduíche, o Thunderbolt 3 é o ingrediente principal (como frango, carne, etc.) e o USB-C é como o pão do sanduíche. O ingrediente principal pode ser substituído como você quiser. Claro, o Thunderbolt 3 também pode ser substituído por outros barramentos como USB 3.x. No entanto, o pão (USB-C) é relativamente imutável e serve para embrulhar todos os ingredientes.
Para fazer você entender melhor as diferenças entre USB-C x Thunderbolt 3, explicaremos as distinções nos 2 aspectos a seguir:
1. Velocidade
A velocidade da porta USB-C depende do barramento que ela usa. Se usar USB 2.0, sua velocidade é a velocidade do USB 2.0. Se ele usa Thunderbolt 3, sua velocidade é a velocidade do Thunderbolt 3.
Quanto ao Thunderbolt 3, ele possui três versões: a versão Dupla (DP) usa um link PCIe 3.0 ×4 para fornecer duas portas Thunderbolt 3 (DSL6540, JHL6540, JHL7540); a versão de Porta Única (SP) usa um link PCIe 3.0 ×4 para fornecer uma porta Thunderbolt 3 (DSL6340, JHL6340, JHL7340); a versão de Baixo Consumo (LP) usa um link PCIe 3.0 ×2 para fornecer uma porta Thunderbolt 3 (JHL6240).
Geralmente, as portas Thunderbolt 3 oferecidas pelas versões DP e LP são de 20Gbps, e a SP oferece portas Thunderbolt 3 de 40Gbps.
2. Funcionalidades
Ao falarmos de portas USB-C, pode-se constatar que elas apresentam não apenas alta velocidade, mas também funcionalidades poderosas, como Distribuição de Energia e Protocolos Display Port. O USB PD permite que a porta USB-C forneça energia de até 100W e o protocolo DP permite transmitir sinais de áudio e vídeo.
No entanto, esses recursos (ou protocolos) não são padrão para portas USB-C. Apenas algumas portas USB-C avançadas podem integrar protocolos PD e DP para obter recursos de carregamento rápido e transmissão de vídeo.
Quanto à interface Thunderbolt 3, ela deve ter o recurso DisplayPort de acordo com seu padrão, mas o USD PD é opcional. Pode-se dizer que a interface Thunderbolt 3 é a apresentação de nível superior da interface USB Tipo C.
Referências de Thunderbolt 3 e USB-C
Atualmente, cada vez mais notebooks são equipados com interfaces Thunderbolt 3 ou USB-C. Para determinar se a porta do seu notebook é uma porta Thunderbolt 3 ou uma porta USB-C comum, a maneira mais simples é ver se há uma marca de seta em forma de raio ao lado da porta.
Pode ser necessário comprar um HD externo ou pen drive compatível com a porta. Nesse caso, você pode consultar os dois posts a seguir:
Ao escolher unidades USB-C, preste atenção ao barramento usado (USB 3.0, 3.1, 3.2, etc.).
Ao comprar dispositivos com drives Thunderbolt 3 ou USB-C, recomendamos que você os teste em seu computador o quanto antes para ver se eles podem ser executados tão rápido quanto o esperado. Para avaliá-los, você pode experimentar o MiniTool Partition Wizard, que possui um recurso Benchmark totalmente gratuito. Por favor, consulte o seguinte tutorial:
MiniTool Partition Wizard FreeClique para baixar100%Limpo e seguro
Passo 1: Clique no botão acima para baixar gratuitamente o MiniTool Partition Wizard. Inicie este software e vá para sua interface principal. Em seguida, clique em Benchmark de Disco na barra de ferramentas.
Passo 2: Selecione a unidade Thunderbolt ou USB-C e defina os parâmetros para testar o desempenho do disco.
Passo 3: Clique em Iniciar depois que os parâmetros forem definidos. Em seguida, aguarde alguns segundos para obter o resultado do teste de desempenho do disco. Se o resultado não for satisfatório, é recomendável consultar a loja ou vendedor do dispositivo.
Conclusão
Esta postagem ajudou você a aprender mais sobre o Thunderbolt 3 e USB-C? Você tem alguma contribuição sobre esse assunto que gostaria de compartilhar? De qualquer forma, deixe o seu feedback na seção de comentários abaixo. Além disso, se você tiver dificuldade em fazer benchmarking de drives, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected]. Retornaremos o mais breve possível.