Seu dispositivo ainda está rodando com um disco rígido SATA 2? Você pode ter algumas dúvidas quanto às diferenças práticas entre SATA 2 e SATA 3. Neste post, a MiniTool compara os modelos SATA 2 e SATA 3 para você e te ajuda a decidir se o upgrade para o SATA 3 é a melhor escolha.
Uma Breve Introdução ao SATA
SATA, abreviação de Serial ATA, é um barramento de computador cuja principal função é transferir dados entre a placa-mãe e um grande número de dispositivos de armazenamento (como discos rígidos e unidades ópticas).
Criado pelo “Serial ATA Working Group” em novembro de 2000, o SATA foi projetado para substituir a antiga interface PATA (Parallel ATA, também conhecida anteriormente como IDE). Comparando com a antiga interface PATA/IDE, a interface SATA tem as seguintes vantagens:
- Em termos de transmissão de dados, o SATA é mais rápido e suporta hot swap. O hardware pode ser conectado ou removido enquanto o computador está em execução.
- Em termos de confiabilidade, o barramento SATA possui uma capacidade de correção de erros mais forte, pois usa um sinal de frequência de clock embutido. Com isso, é possível verificar as instruções de transmissão (não apenas dos dados) e corrigir erros detectados automaticamente.
Desde a criação do SATA, o padrão SATA popular lançado no mercado inclui SATA I (também conhecido como SATA 1.0 ou SATA 1.5Gb/s), SATA II (também conhecido como SATA 2.0 ou SATA 3Gb/s), SATA III (também conhecido como SATA 3.0 ou SATA 6Gb/s) e SATA Express (também conhecido como SATA 3.2 ou SATAe). Suas velocidades específicas são as seguintes:
- SATA 1.0: 5 Gb/s, 150 MB/s
- SATA 2.0: 3 Gb/s, 300 MB/s
- SATA 3.0: 6 Gb/s, 600 MB/s
- SATAe: 16 Gbit/s, 1,97 GB/s
Se quiser saber mais sobre as velocidades SATA, leia o seguinte post:
Velocidade SATA – Tudo o Que Você Deve Saber
SATA 2 x SATA 3
Atualmente, a interface principal dominante para discos rígidos é SATA 3.0. No entanto, se o seu PC for muito antigo, também pode contar com a porta SATA 2.0.
Porta SATA 2 x SATA 3: Como Diferenciar
Como diferenciar uma porta SATA 2.0 do modelo SATA 3.0 no PC? Você pode usar os seguintes métodos.
1ª Forma. Confira o Manual do PC
Esta é a maneira mais direta e simples. Se você ainda tiver o manual do PC em mãos, este método é recomendado. Caso contrário, continue lendo.
2ª Forma. Use um Software Específico
Alguns programas como AIDA64, DiskInfo, etc. podem ajudar os usuários a obter informações (incluindo o tipo de porta) sobre o disco rígido. Se o seu PC não oferece os dois tipos de porta SATA 2.0 e porta SATA 3.0, este método é muito útil.
3ª Forma. Verifique o Modelo da Placa-Mãe
Se você sabe qual é o modelo do seu PC, pode conseguir dados sobre o modelo da placa-mãe facilmente. Pesquise o modelo da placa-mãe online e você encontrará um diagrama do barramento da placa. Desta forma, você pode verificar se o seu PC usa SATA 2.0 ou SATA 3.0.
4ª Forma. Verifique a Marca no PC
Este método pode exigir que você desmonte seu PC se a marca da placa-mãe não estiver indicada na parte externa da máquina. Observe que, se o seu PC oferece portas SATA 2.0 e SATA 3.0, apenas essa forma e a 1ª podem ser aplicadas para distingui-las. A marca da placa-mãe pode ser indicada como mostra a imagem a seguir.
O Que é e Quais São os Tipos de Cabo SATA
Velocidade do SATA 2 x SATA 3
Se o seu PC tem uma porta SATA 3.0 de fácil acesso, você pode fazer o upgrade para um SSD SATA 6Gb/s diretamente sem precisar considerar outros aspectos das portas SATA 2 e SATA 3. Porém, se o seu sistema possui design anterior à fabricação do SATA 3, ou se seu notebook precisa ser desmontado para acessar o compartimento do HDD SATA III e você não sabe como fazer isso, é preciso considerar o uso do SATA 2.
Estou planejando instalar um SSD no meu notebook na unidade do compartimento óptico. Porém, descobri que a unidade óptica só suporta o Sata II... Então, nesse caso, vou notar uma diferença de velocidade entre o Sata II e o Sata III?
<span>---</span>forums.anandtech.com
Em termos de velocidade teórica comparativa entre SATA 2 e SATA 3, há uma grande variação. O SATA 3 possui o dobro da velocidade do SATA 2. Porém, quando se trata da velocidade real do SATA 2 x SATA 3, é preciso explicar sua relação com a mídia de armazenamento.
1. Velocidade do HDD SATA 2 x SATA 3
Se a mídia de armazenamento for HDD, o SATA 2.0 não diminuirá a velocidade do HDD e o SATA 3.0 também não tornará o HDD mais rápido. Para comprovar isso, basta pesquisar HDDs SATA 3 na Amazon, embora a maioria dos HDDs não informe suas velocidades reais. Buscamos um HDD SATA 3 que lista sua velocidade real. Observe a imagem a seguir:
Como você pode ver, a velocidade real é de 190 MB/s, que é bem mais lenta que os 300 MB/s da interface SATA 2.0. Portanto, não há necessidade de fazer upgrade do HDD SATA 2.0 para o HDD SATA 3.0.
Se você quer executar um benchmark de disco rígido SATA 2 ou SATA 3, pode usar o recurso gratuito de Benchmark de Disco do MiniTool Partition Wizard.
MiniTool Partition Wizard FreeClique para baixar100%Limpo e seguro
Como Medir o Desempenho do Disco Facilmente [Guia Passo a Passo]
2. Velocidade SATA 2 x SATA 3 SSD
Hoje em dia, cada vez mais pessoas estão fazendo o upgrade de HDD para SSD. Existe uma grande diferença de velocidade entre o SSD SATA 2 e o SSD SATA 3? Devo fazer o upgrade do SSD SATA 2.0 para o SSD SATA 3.0? No conteúdo a seguir, vamos analisar cada uma dessas perguntas.
Se a mídia de armazenamento for SSD, a diferença de velocidade entre SATA 2 e SATA 3 pode ser significativa. Por favor, observe a imagem a seguir:
Como você pode ver, a velocidade do SSD SATA 3 é o dobro do SSD SATA 2. No entanto, não é recomendável que você faça upgrade do SSD SATA 2 para o SSD SATA 3 sem considerar outros pontos. Por quê? Como sabemos, trocar um HDD para SSD pode melhorar o desempenho do PC, especialmente a velocidade de inicialização, mas isso se deve ao IOPS.
Na verdade, o IOPS do SSD SATA 2 não é muito menor que o do SSD SATA 3. Além disso, se o seu PC não possui uma porta SATA 3, a instalação do SSD SATA 3 na porta SATA 2 fará com que o SSD funcione na velocidade SATA 2.
1. SATA 3 é compatível com SATA 2. Um SSD SATA 3 pode ser inserido em uma porta SATA 2 e vice-versa.
2. Se o SSD ou a porta for SATA 2, eles serão executados no barramento SATA 2 quando conectados.
3. Atualmente, o SSD SATA 2 pode ser mais caro que o SSD SATA 3, principalmente porque o SATA 2 foi descontinuado e raramente o fabricante produz SSDs SATA 2.
Em termos de jogos, ao comparar SATA 2 com o SATA 3, muitas pessoas relatam que não há melhoria perceptível, mesmo se você mudar para um SSD SATA 3.
Qual é a diferença entre unidade de estado sólido e disco rígido? Qual usar para o seu PC? Leia este post para saber mais sobre SSD VS HDD agora.
Devo Fazer Upgrade para o SATA 6Gb/s no meu PC?
Se o seu PC não possui suporte adequado, mas você realmente quer usar um SSD SATA 3, existem dois caminhos a seguir:
- Faça upgrade da placa-mãe ou compre um novo PC com SATA 3. A placa-mãe do seu PC é que vai determinar se ele consegue rodar com um SSD SATA 3 em velocidade de 6 Gb/s. No entanto, isso não é recomendado se o seu PC ainda estiver em bom funcionamento. Afinal, substituir a placa-mãe ou o PC pode sair bem caro.
- Use um adaptador PCIe para SATA. Se o seu PC tiver uma porta PCIe extra, você pode usar o adaptador PCIe para SATA para converter a porta PCIe em um ou mais portas SATA 3.0.
PCI x PCIe: Quais as Diferenças e Como Distinguir Cada Um?
Se você pretende fazer upgrade da placa-mãe ou usar o adaptador PCIe para SATA para tornar seu PC compatível com SATA 3.0, migre seu sistema e seus programas para o SSD SATA 3.0. Caso contrário, o desempenho do PC não melhorará. Para migrar o sistema com mais facilidade, recomendamos usar o MiniTool Partition Wizard. Confira o guia a seguir:
MiniTool Partition Wizard FreeClique para baixar100%Limpo e seguro
Passo 1: Insira o SSD SATA 3 no computador. Instale o MiniTool Partition Wizard e abra o software. Vá para sua interface principal e clique em Migrar SO para SSD/HDD no painel de ações (observe que o link acima é para a Edição de Teste, e o recurso de migração do SO não é gratuito).
Passo 2: Escolha o método correto para migrar o disco do sistema e clique em Avançar. A opção A permite clonar todo o disco do sistema, enquanto a opção B permite apenas migrar o sistema operacional.
Passo 3: Escolha o SSD SATA 3 como disco de destino e clique em Avançar.
Passo 4: Revise as alterações e clique no botão Avançar. Nesta etapa, você pode manter as configurações padrão. No entanto, se o disco rígido antigo for MBR e você quiser usar GPT na nova unidade, marque a caixa ao lado da opção Usar tabela de partição GUID no disco de destino.
Passo 5: Após ler a nota sobre como inicializar a partir do disco de destino, clique no botão Concluir. Em seguida, clique no botão Aplicar para executar as operações pendentes.
Passo 6: Reinicie o computador e pressione a tecla BIOS durante o processo de inicialização para entrar no BIOS. No BIOS, altere a ordem de inicialização para que o SSD SATA 3 fique em primeiro lugar. Salve a alteração e saia do BIOS. Em seguida, o computador inicializará a partir do SSD SATA 3.
SATA 2 x SATA 3: Outras Diferenças
Além das diferenças acima, existem outras pequenas distinções entre SATA 2 e SATA 3. Por exemplo:
- Aumento no desempenho do Native Command Queuing (NCQ) ou Fila de Comando Nativo para melhorar a qualidade de serviço isócrona para streaming de vídeo.
- O recurso de gerenciamento NCQ pode ajudar a otimizar o desempenho melhorando a qualidade do serviço para interrupções de alta prioridade.
- Recursos aprimorados de gerenciamento de energia.
Conclusão
Este post foi útil para você? Você tem algo a compartilhar sobre as diferenças entre SATA 2 e SATA 3? Por favor, deixe um comentário na seção abaixo. Além disso, caso encontre dificuldades ao fazer benchmarking do disco rígido ou migrar o sistema Windows, entre em contato conosco através de [email protected]. Retornaremos o mais breve possível.
Perguntas Frequentes Sobre SATA 2 x SATA 3
Os cabos SATA 2 e SATA 3 têm a mesma aparência, mas suas velocidades são diferentes. É difícil diferenciar ambos apenas com base no aspecto visual, a menos que os fabricantes façam uma marca no cabo ou você encontre uma indicação no manual.
Sim. O SSD SATA 3 pode funcionar na porta SATA 2, mas a velocidade ficará limitada à mesma do SATA 2 (300 MB/s).
Abra o Gerenciador de Dispositivos e confira o modelo do HD em Unidades de disco. Depois, basta consultar os dados do HD online para verificar se o mesmo é SATA 2 ou SATA 3.
Não, você não pode fazer o upgrade de um SATA 2 diretamente para SATA 3. Para obter uma porta SATA 3, você precisa substituir a placa-mãe ou usar uma placa PCIe para SATA 3.0.