Embora a Microsoft tenha encerrado o suporte ao Windows 7 em janeiro de 2020, algumas pessoas ainda podem preferir este sistema ao invés de outras versões do Windows. Se você é uma delas, é recomendável saber se o seu computador atende aos requisitos do Windows 7. Nesta postagem, a MiniTool explica cada aspecto em detalhes para você.

Requisitos do Windows 7

Se você pesquisar os requisitos do sistema Windows 7 online, encontrará os seguintes dados:

  • CPU: Processador de 1 gigahertz (GHz) ou mais rápido de 32 bits (x86) ou 64 bits (x64).
  • RAM: 1 gigabyte (GB) de RAM (32 bits) ou 2 GB de RAM (64 bits).
  • Disco Rígido: 16 GB de espaço disponível em HD (32 bits) ou 20 GB (64 bits).
  • GPU: Dispositivo gráfico DirectX 9 com driver WDDM 1.0 ou superior.

No entanto, os requisitos indicados acima são apenas os mínimos necessários para manter o Windows 7 em execução. Se você deseja obter um melhor desempenho, consulte os seguintes requisitos recomendados para rodar o Windows 7:

  • CPU: 2 GHz ou mais rápido.
  • RAM: 4GB.
  • Disco Rígido: 100 GB de espaço de armazenamento.
  • GPU: Dispositivo gráfico DirectX 9.

Além disso, se você quiser usar determinadas funcionalidades do Windows 7, também deve atender a alguns requisitos adicionais. Por exemplo:

  • Alguns jogos e programas podem exigir uma placa gráfica compatível com DirectX 10 ou superior para um desempenho ideal.
  • Alguns recursos da Central de Mídia do Windows requerem um sintonizador de TV e hardware adicional.
  • O Windows Touch e PCs com recurso tablet requerem hardware específico.
  • O Modo Windows XP requer 1 GB adicional de RAM e 15 GB adicionais de espaço disponível no disco rígido.
Observação:

Observação: Se você utiliza seu computador para realizar algumas tarefas com uso intensivo de CPU, os requisitos de CPU devem ser maiores. Por exemplo, alguns jogos podem ter suas próprias especificações de CPU.

Então, o que esses requisitos significam? No conteúdo a seguir, vamos explicá-los um por um.

Requisitos do Windows 10: Meu Computador Pode Executar o Sistema?

CPU

CPU de 32 bits ou 64 bits

Sabemos que os sistemas operacionais podem ser divididos em 32 bits e de 64 bits. O Windows 7 não é exceção. Comparado ao sistema operacional de 32 bits, o sistema operacional de 64 bits possui um espaço de endereçamento maior, mais registros disponíveis e mais instruções de CPU disponíveis, mas consome mais memória. No geral, o sistema operacional de 64 bits é mais avançado que o sistema operacional de 32 bits.

A instalação do Windows 7 na edição de 32 bits ou edição de 64 bits depende se sua CPU é de 32 bits (x86) ou 64 bits (x64). Se sua CPU for de 32 bits (x86), você não poderá instalar a edição de 64 bits do Windows 7 ou executar programas de 64 bits.

Se sua CPU for de 64 bits (x64), você pode instalar o Windows 7 de 32 bits ou 64 bits como desejar. E se você instalou o sistema operacional de 64 bits, ele pode executar programas de 64 bits e também será compatível com programas de 32 bits.

Qual a Diferença Entre 32 Bits e 64 Bits (X86 x X64)

Velocidade da CPU

A velocidade da CPU também é chamada de taxa de clock da CPU ou frequência da CPU. Geralmente, ela se refere à frequência na qual o gerador de clock de um processador pode gerar pulsos, que são usados ​​para sincronizar as operações de seus componentes e servem como um indicador de a velocidade do processador. Ela é medida em ciclos de clock por segundo ou seu equivalente, a unidade SI hertz (Hz).

O Melhor Software de Benchmark de CPU e GPU Para PCs Com Windows 10

De modo geral, em uma mesma série de microprocessadores, quanto maior a frequência principal mais rápida a velocidade do computador. No entanto, para diferentes tipos de processadores, ela só pode ser usada como parâmetro de referência.

Por outro lado, a frequência principal é apenas um aspecto do desempenho da CPU e não representa o desempenho geral e a velocidade de computação da CPU. Portanto, sob certas circunstâncias, é provável que a velocidade de operação real da CPU com uma frequência principal mais alta seja menor.

Verifique Se Sua CPU Atende Aos Requisitos do Windows 7 ou Não

Passo 1: Digite “informações do sistema” na caixa de pesquisa do Windows e clique no recurso indicado para abri-lo.

Passo 2: Role para baixo para encontrar as informações da CPU, assim como na imagem a seguir. Você pode conferir a velocidade da CPU. Se você quiser saber se sua CPU é de 32 bits (x86) ou 64 bits (x64), verifique as informações no Tipo de Sistema.

Observação:

Observação: A maneira mais segura de verificar se sua CPU é de 32 bits (x86) ou 64 bits (x64) é pesquisar as informações gerais do seu modelo de CPU online. Nesta imagem, o modelo da CPU é o Intel Pentium CPU G2030.

verifique as informações da CPU

RAM

O sistema Windows 7 também conta com requisitos de capacidade de RAM, que também é o parâmetro mais importante ao escolher uma RAM para a sua máquina. A capacidade tem o maior impacto no desempenho. Se a capacidade for insuficiente, a CPU e a placa gráfica não poderão obter dados rapidamente da memória. Com isso, o computador trava e demora para responder.

Geralmente, a capacidade mínima de memória dos sistemas operacionais é baixa. Se você executar o SO na RAM mínima, o desempenho do computador pode ser um problema. Portanto, recomendamos que você use 4 GB de RAM.

Obviamente, a quantidade de RAM necessária também depende da forma em que você utiliza o PC, por exemplo:

  • 4 GB de RAM permite que você execute algumas tarefas comuns, como navegação na web, trabalho em documentos do Word, e-mail, etc.
  • 8 GB de RAM permite que você jogue games como LOL, DNF e outros sem problemas.
  • Se quiser rodar jogos mais pesados como o PBUG ou executar softwares profissionais como CAD, PS, edição de vídeo, etc., você deve usar mais de 8 GB de RAM.
Observação:

Observação: Se o seu PC for de 32 bits, qualquer RAM acima de 4GB será inútil, pois o PC não poderá acessá-la. Apenas o sistema operacional de 64 bits pode usar RAM além de 4 GB.

Para verificar a quantidade de RAM instalada em seu computador, você deve abrir novamente as Informações do sistema e encontrar a seção Memória Física Instalada.

Memória Física Instalada

8 GB de RAM é Suficiente Para um PC?

Disco Rígido

De forma clara, o requisito de HD é o mais fácil de atender. A maioria dos PCs atuais conta com discos rígidos de pelo menos 500 GB, o que é suficiente para uso regular. A única sugestão é que você faça o upgrade para SSD, se possível. Os SSDs podem aumentar muito o desempenho do seu computador. Claro, se você quiser economizar dinheiro, o HDD também é uma boa opção.

Para verificar a capacidade do HD em seu computador, basta abrir a seção Este PC para ver a capacidade total do disco rígido. Se quiser saber se possui um HDD ou SSD, você pode encontrar o modelo do seu disco rígido e pesquisar informações sobre o modelo online.

Veja como verificar o modelo do seu disco rígido:

  • Abra a seção Este PC.
  • Clique com o botão direito do mouse em um disco local e selecione Propriedades.
  • Vá para a aba Hardware e procure o modelo do disco rígido.

verifique o modelo do disco rígido

GPU

Ao comprar uma GPU, você deve estar atento a parâmetros como arquitetura, frequência, memória de vídeo, etc. No entanto, o Windows 7 não possui requisitos quanto a esses aspectos. O único requisito consiste na versão DirectX e a versão WDDM.

O que é DirectX?

DirectX é um conjunto de componentes do Windows que permite que softwares (principalmente jogos) sejam usados ​​diretamente com hardware de vídeo e áudio. Os jogos que usam DirectX podem usar os recursos do acelerador multimídia integrados ao hardware com mais eficiência para melhorar sua experiência multimídia geral.

Além disso, o DirectX também fornece aos designers um padrão de driver de hardware comum, para que os desenvolvedores de jogos não precisem criar drivers diferentes para cada marca de hardware, além de reduzir a complexidade dos usuários que instalam e configuram o hardware.

Antes do lançamento do DirectX, muitos jogadores tinham dificuldades em rodar certos jogos após a instalação. Eles geralmente definem a marca e o modelo da placa de som primeiro e só depois definem o IRQ, I/O, DMA, etc. Se a configuração estiver errada, o som do jogo não funcionará corretamente.

Essa parte da configuração não é só uma dor de cabeça para os jogadores, mas também para os desenvolvedores de jogos, pois eles precisam coletar todos os dados de hardware das placas de som do mercado e depois criar drivers diferentes de acordo com APIs diferentes.

Para resolver esse problema, a Microsoft introduziu uma interface de programa de aplicativo comum para todos os fabricantes: a DirectX. Desde que o jogo seja desenvolvido de acordo com o padrão DirectX, independentemente da placa gráfica e do modelo da placa de som, todos podem ser rodados normalmente e o hardware consegue reproduzir o melhor efeito.

Claro, isso tudo partindo da premissa que os drivers da placa de vídeo e da placa de som suportem o DirectX.

O que é WDDM?

WDDM (Windows Display Driver Model) é o modelo de driver gráfico de nova geração da Microsoft, que foi usado pela primeira vez no sistema Windows Vista. O sistema Windows 7 suporta WDDM 1.1; o Windows 8 suporta WDDM 1.2; e o Windows 10 oferece suporte à versão WDDM 2.0.

Verifique a versão do DirectX e a versão do WDDM

Passo 1: Clique no menu Iniciar e digite “dxdiag” na caixa de pesquisa. Clique no aplicativo na lista de resultados.

Passo 2: Na aba Sistema, você pode conferir a versão do DirectX.

verifique a versão do DirectX

Passo 3: Pule para a aba Exibir e confira a versão do WDDM.

verifique a versão WDDM

Instale o Windows 7

Se o seu computador atende aos requisitos do Windows 7, você pode começar a instalar o sistema. Porém, a Microsoft parou de oferecer o arquivo de instalação pronto do Windows 7. Nesse caso, há duas formas possíveis de instalar esta versão.

Uma delas é baixar o arquivo de instalação do Windows 7 de sites de terceiros, mas há riscos de vírus e outros arquivos maliciosos associados. A outra maneira consiste em clonar o Windows 7 de outro PC.

Se você decidir aplicar o segundo método, recomendamos que use o MiniTool Partition Wizard para ajudá-lo a clonar o sistema operacional facilmente. Consulte o seguinte guia:

Passo 1: Clique no botão acima para comprar o MiniTool Partition Wizard. Inicie o MiniTool Partition Wizard para entrar em sua interface principal. Em seguida, clique em Migrar SO para SSD/HDD na barra de ferramentas.

clique em Migrar SO para SSD/HDD na barra de ferramentas

Passo 2: Escolha o método correto para migrar o disco do sistema e clique em Avançar. Se você quer apenas clonar o sistema, escolha a opção B.

escolha o método correto para migrar o disco do sistema

Passo 3: Selecione um disco de destino para onde deseja migrar o Windows 7 e clique em Avançar. Uma janela de aviso será exibida. Clique em Sim para continuar.

escolha um disco de destino para migrar o SO para

Passo 4: Escolha as opções de cópia corretas, ajuste o layout do disco de destino e clique em Avançar. Observe se o disco de origem é mbr e se o disco de destino é GPT. Pode ser necessário marcar a opção Usar tabela de partição GUID no disco de destino. Leia o artigo MBR x GPT para saber mais.

escolha as opções de cópia corretas e ajuste o layout do disco de destino

Passo 5: Leia a mensagem exibida e clique em Concluir, depois clique em Aplicar na barra de ferramentas para executar as operações pendentes.

clique em Aplicar na barra de ferramentas

Passo 6: O MiniTool Partition Wizard solicitará uma reinicialização. Clique em Reiniciar Agora. Após a reinicialização do PC, a clonagem do SO estará concluída.

um aviso para reinicialização do PC

Claro, há ainda alguns casos de pessoas que gostariam de voltar para o Windows 7 a partir do Windows 10. Como instalar o Windows 7 no Windows 10? Existem duas maneiras de fazer isso:

  1. Inicialização dupla do Windows 7 e Windows 10.
  2. Criar uma máquina virtual do Windows 7 no Windows 10. Quanto às etapas, consulte este post: Como criar uma VM com Hyper-V [PC Virtual Windows 10].

Esse post aborda em detalhes os requisitos de instalação do Windows 7. Se você tem interesse em reverter seu computador para esse sistema operacional, confira os tutoriais mostrados aqui.Clique para tweetar

Conclusão

Esta postagem respondeu suas dúvidas sobre os requisitos de sistema do Windows 7? Você tem algo a compartilhar sobre esse assunto? Encontrou alguma dificuldade em clonar o sistema? Por favor, deixe um comentário abaixo ou envie um e-mail para [email protected]. Nós responderemos o mais breve possível.

Perguntas Frequentes Sobre os Requisitos do Windows 7

O Windows 7 pode ser executado em 512 MB de RAM?
Não é recomendável que você faça isso. O Windows 7 precisa de pelo menos 1 GB de RAM (32 bits) ou 2 GB de RAM (64 bits). Caso contrário, o sistema poderá encontrar erros de tela azul com frequência.
Ainda posso usar o Windows 7 após 2020?
Claro que sim. No entanto, a Microsoft encerrou o suporte ao Windows 7 em janeiro de 2020 e, portanto, o sistema se encontra vulnerável e sem atualizações disponíveis.
2 GB de RAM são suficientes para o Windows 7?
2 GB de RAM são suficientes para o funcionamento mínimo do Windows 7, mas é altamente recomendável usar 4 GB ou mais, principalmente se você quiser rodar jogos no seu computador.
De quanto espaço o Windows 7 precisa?
O Windows 7 requer 16 GB de espaço em disco rígido (32 bits) ou 20 GB (64 bits). No entanto, a melhor recomendação é de pelo menos 100 GB de espaço em disco.
  • linkedin
  • reddit