O Microsoft Office é um pacote mundialmente famoso e amplamente utilizado em diversos trabalhos. Ele inclui muitos programas práticos, como Microsoft Word, Excel, PowerPoint e Outlook.
No entanto, muitos de seus usuários relatam encontrar frequentemente o erro de memória ou espaço em disco insuficiente. Se esse é o seu caso, continue lendo para saber como resolver este problema.
Aviso: Não Há Memória ou Espaço em Disco Suficiente
Três dos programas mais utilizados da Microsoft são o Microsoft Word (processamento de textos), Microsoft Excel (organização e coleta dados em forma de tabela) e Microsoft PowerPoint (ferramenta de apresentação em slides). Ao tentar abrir ou executar qualquer ação nestes programas, você pode se deparar com o erro “não há memória ou espaço em disco suficiente”, o que impedirá o uso normal do software.
Então, o que significa o erro de memória ou espaço em disco insuficiente? O que causa esse erro? Como corrigir a memória insuficiente no Word ou Excel? No conteúdo a seguir, responderemos a essas perguntas uma a uma.
As Soluções MiniTool consistem em uma empresa de desenvolvimento de software de excelente reputação. Seus programas englobam uma variedade de recursos para ajudar você a resolver diversos problemas relacionados a computadores, discos e dados.
Muitas pessoas buscam ajuda online para solucionar erros de memória insuficiente no Excel ou no Word. É possível encontrar muitos exemplos na Comunidade da Microsoft e em outros fóruns.
Causas de Memória ou Espaço em Disco Insuficiente
A maioria dos casos relatados de erros de memória ou espaço em disco insuficiente ocorre ao abrir o Word 2016. Até agora, a ocorrência deste problema foi confirmada no Office 2010, Office 2013 e Office 2016.
Nossa equipe fez um estudo sobre a causa desse problema após investigar vários relatórios de usuários. Como resultado, encontramos alguns fatores comuns que costumam desencadear o problema no Microsoft Word e no Microsoft Excel.
Memória ou Espaço em Disco Insuficiente no Microsoft Word 2016
- Um: o arquivo Normal.dotm está corrompido.
- Dois: o cache da fonte está corrompido.
- Três: as permissões na pasta de fontes não são suficientes.
- Quatro: a instalação do Office está corrompida.
- Cinco: um suplemento está com problemas.
Um: o arquivo Normal.dotm está corrompido.
Em geral, os estilos de fonte padrão são carregados automaticamente enquanto você abre o Word. No entanto, se o arquivo Normal.dotm estiver danificado de alguma forma, esse processo não poderá ser concluído, causando o erro de memória insuficiente.
A maneira mais fácil de corrigir o problema nessas circunstâncias é forçar o Windows a criar um novo arquivo .dotm.
Dois: o cache da fonte está corrompido.
Conforme mencionado no ponto anterior, os estilos de fonte são carregados por padrão ao abrir os utilitários do Microsoft Office. Na verdade, eles são armazenados como cache em uma pasta de fontes no Windows. Às vezes, a pasta de fontes pode ficar danificada, causando o erro de memória/espaço em disco insuficiente. Isso ocorre porque as fontes usadas pelo arquivo que você está tentando abrir estão incluídas nessa pasta corrompida.
A maneira mais fácil de eliminar o erro é criar um arquivo .bat capaz de atualizar o cache de fontes.
Três: as permissões na pasta de fontes não são suficientes.
Da mesma forma, se os usuários não tiverem as permissões necessárias para acessar a pasta de fontes correspondente, não será possível abrir o arquivo desejado.
Nesse caso, você deve obter permissão suficiente antes de abri-lo:
- Criando uma nova política por meio do Editor do Registro
- Fazendo uso de uma série de comandos do Powershell
Quatro: a instalação do Office está corrompida.
A mensagem de erro mencionada aparecerá na tela do seu PC se a instalação do Microsoft Office estiver incompleta ou danificada (isso pode ser conferido por uma verificação antivírus).
Se este for o motivo principal do erro, você deve resolvê-lo acessando a seção Programas e Recursos para reparar a instalação do Office.
Cinco: um suplemento tem problemas.
Se ocorrer algum erro em um suplemento, você encontrará o erro de memória insuficiente no Microsoft Word. Vários suplementos do Word podem ser responsáveis por esse problema.
Caso essa seja a razão do erro, você deve identificar o suplemento problemático e removê-lo da sua lista.
Mensagens de Erro – O Word Não Tem Memória ou Espaço em Disco Suficiente
Você poderá encontrar as seguintes mensagens no Word quando ficar sem espaço:
- Não há memória ou espaço em disco suficiente para executar o Word.
- Não há memória ou espaço em disco suficiente para atualizar a exibição.
- Não há memória ou espaço em disco suficiente para concluir a operação.
- Não há memória ou espaço em disco suficiente para executar o verificador gramatical.
- Não há memória ou espaço em disco suficiente para exibir ou imprimir a imagem.
- Não há memória ou espaço em disco suficiente para repaginar ou imprimir este documento.
- Não há memória ou espaço em disco insuficiente. O Word não pode exibir a fonte solicitada.
- …
Espaço em Disco Insuficiente no Excel
No Excel, esse erro ocorre com frequência quando os usuários tentam copiar um grande volume de dados nas planilhas ou adicionar fórmulas a uma área de planilha muito grande.
E como isso ocorre exatamente? Na verdade, essa ocorrência está relacionada às próprias limitações do Microsoft Excel.
- A memória de cada instância do Excel não pode ser superior a 2 GB (gigabyte).
- O número de células de origem deve ser menor que 32.760 quando você estiver usando uma opção de preenchimento inteligente.
- O número máximo de linhas por célula é 253.
- O número total de linhas e colunas em uma planilha não pode ser superior a 1.048.576 e 16.384.
- Uma célula não pode conter mais de 32.767 caracteres. O número de caracteres em um cabeçalho ou rodapé deve ser inferior a 255.
Você pode encontrar as seguintes mensagens que indicam esse erro no Excel:
- Não há recursos de sistema suficientes para a exibição completa.
- Não há espaço em disco suficiente. Libere espaço em disco e tente novamente.
- Não há memória suficiente para executar o Microsoft Excel. Feche outros aplicativos e tente novamente.
- O Excel não pode concluir esta tarefa com os recursos disponíveis. Utilize menos dados ou feche outros aplicativos.
- Não há memória suficiente para concluir esta ação. Tente usar menos dados ou fechar outros aplicativos. Para aumentar a disponibilidade de memória, considere usar uma versão de 64 bits do Microsoft Excel ou adicionar memória ao seu dispositivo.
- O Microsoft Excel não pode abrir ou salvar mais documentos porque não há memória ou espaço em disco suficiente disponível. Para disponibilizar mais memória, feche as pastas de trabalho ou programas que você não está usando. Para liberar espaço em disco, exclua os arquivos que você não precisa mais do disco onde deseja salvar.
Soluções Para o Erro “Não Há Memória ou Espaço em Disco Suficiente”
Primeiro, certifique-se de que seu computador tenha memória suficiente ou espaço livre em disco. Caso contrário, você deve excluir arquivos e pastas desnecessários do disco rígido.
Como liberar espaço em disco:
- Exclua dados diretamente (como recuperar arquivos excluídos no PC).
- Use o Diskpart (como recuperar dados perdidos pelo DiskPart).
- Use o Prompt de Comando (como recuperar arquivos usando o CMD).
- Use o recurso Limpeza de disco (a Limpeza de Disco excluiu arquivos da pasta Downloads).
- …
Como recuperar arquivos perdidos quando você está tentando obter mais memória e espaço livre em disco? Certamente, você precisará do MiniTool Power Data Recovery, um software altamente recomendado no setor.
Confira este tutorial de recuperação de arquivos.
Passo 1: baixe o programa de instalação do MiniTool Power Data Recovery. Lembre-se de não salvá-lo na unidade contendo os arquivos perdidos que você planeja recuperar.
MiniTool Power Data Recovery TrialClique para baixar100%Limpo e seguro
Passo 2: execute o programa para concluir a instalação do software e inicie-o no final do processo.
Passo 3: mantenha a opção de Unidades Lógicas selecionada se a unidade contiver arquivos perdidos ainda existentes. Caso contrário, você deve acessar a aba Dispositivos.
Passo 4: determine qual partição contém os arquivos perdidos; em seguida, clique duas vezes nela para iniciar uma verificação completa.
Passo 5: mais e mais arquivos serão encontrados durante o processamento da verificação. Por favor, navegue pelos itens encontrados com cuidado e selecione os dados que você realmente deseja recuperar. (Você deve esperar até o final da verificação para obter o melhor resultado.)
Passo 6: clique no botão Salvar localizado no canto inferior direito. Em seguida, escolha um caminho de armazenamento para os arquivos selecionados na etapa anterior e clique no botão OK para confirmar.
Agora, você deve esperar que o processo de recuperação seja concluído automaticamente.
Recomendação: Se o seu disco rígido estiver corrompido e você não conseguir inicializar o PC com sucesso, visite esta página para saber como recuperar dados.
No conteúdo a seguir, mostraremos outras maneiras úteis de corrigir este erro no Word e no Excel quando ele for causado por outros problemas.
Memória Insuficiente no Word
- Renomeie o arquivo Normal.dotm.
- Reconstrua o cache da fonte.
- Obtenha as permissões necessárias.
- Repare a instalação do Microsoft Office.
- Remova os suplementos.
1ª Solução: renomeie o arquivo Normal.dotm.
A ação de renomear o arquivo Normal.dotm forçará o Microsoft Word a criar um novo arquivo quando você iniciar o programa na próxima vez; assim, o problema pode ser resolvido se for causado por um arquivo Normal.dotm corrompido.
- Abra o Explorador do Windows. (Como corrigir erros no Windows Explorer?)
- Abra o Disco Local (C:).
- Localize e abra a pasta Usuários.
- Localize e abra a pasta com seu nome de usuário.
- Navegue até a pasta AppData (que não é visível por padrão).
- Abra Roaming, Microsoft e Templates nessa ordem.
- Clique em Exibir na barra de menus.
- Verifique as Extensões de nome de arquivo na área Mostrar/ocultar.
- Clique com o botão direito do mouse no arquivo dotm.
- Selecione Renomear.
- Adicione .old após Normal.dotm e pressione Enter.
- Escolha Sim para confirmar a alteração.
Se você não conseguir ver a pasta AppData, leia a seção correspondente desta postagem e siga o tutorial cuidadosamente.
2ª Solução: reconstrua o cache da fonte.
- Abra a caixa de diálogo Executar pressionando Iniciar + R ou como preferir.
- Digite bloco de notas e pressione Enter.
- Copie e cole o conteúdo listado abaixo.
- Clique no botão X e escolha Salvar na janela pop-up.
- Nomeie o arquivo com a extensão .bat.
- Clique em Salvar.
- Clique com o botão direito do mouse no arquivo .bat e escolha Executar como administrador.
- Aguarde a conclusão do processo.
3ª Solução: obtenha as permissões necessárias.
- Abra a caixa de diálogo Executar.
- Digite powershell e pressione Ctrl + Shift + Enter.
- Digite Get-acl C:\Windows\fonts\arial.ttf | Set-Acl -path c:\windows\fonts\*.* e pressione Enter.
- Digite Get-acl C:\Windows\fonts\arial.ttf | Set-Acl -path c:\windows\fonts e pressione Enter.
- Aguarde a conclusão dos comandos.
4ª Solução: repare a instalação do Microsoft Office.
- Abra a caixa de diálogo Executar pressionando Iniciar + R ou como preferir.
- Digite cpl e clique em OK.
- Procure o Microsoft Office na lista da janela Programas e Recursos.
- Clique com o botão direito do mouse no Microsoft Office e escolha Alterar.
- Escolha Sim se uma janela de Controle de Conta de Usuário for exibida.
- Marque a opção Reparo Rápido em “Como você gostaria de reparar seus programas do Office”.
- Clique no botão Reparar na parte inferior e clique em Reparar novamente na janela de confirmação.
- Aguarde a conclusão do processo.
5ª Solução: remova os suplementos.
- Abra o programa que apresenta o problema.
- Vá para Arquivo > Opções.
- Selecione Suplementos no lado esquerdo das Opções do Word.
- Selecione Suplementos do Word após a opção Gerenciar no painel direito e clique em Ir.
- Desmarque todas as opções relacionadas ao suplemento e clique em OK.
- Repita o passo 2.
- Selecione Suplementos COM na lista suspensa Gerenciar e clique em Ir.
- Repita o passo 5.
- Feche o programa e abra o arquivo do Word que apresentou o erro anteriormente.
- Se o erro não aparecer, verifique as opções que você desmarcou no passo 5 e no passo 8.
Após confirmar qual suplemento causou o erro, você deve selecioná-lo no menu de suplementos e clicar em Remover.
Outras soluções:
- Desative a verificação ortográfica automática e a verificação gramatical.
- Redefina as Entradas de Registro do Word.
- Execute o Microsoft Fix-It ou a Solução de Problemas.
- Crie a política SaveZoneInformation no Editor do Registro.
Memória Insuficiente no Excel
- Selecione as células gradualmente.
- Atualize os drivers e desative a aceleração gráfica de hardware.
- Divida um arquivo do Excel em diferentes pastas de trabalho.
- Ative a opção de gerenciar o tamanho do arquivo de paginação automaticamente.
1ª Solução: selecione as células gradualmente.
- Faça o mesmo para a seção de células a seguir ao selecionar apenas parte de todo o intervalo que precisa ser preenchido.
- Para garantir que você não atingirá o limite, selecione a última linha da seção preenchida anteriormente quando passar para os últimos segmentos (o segundo, terceiro etc.).
- Basta repetir este processo para chegar ao final da seleção necessária.
2ª Solução.
Passo 1: atualize os drivers.
- Abra o Microsoft Excel.
- Selecione Arquivo, Conta e Atualização do Office um após o outro.
- Clique em Atualizar Agora.
- Aguarde a conclusão.
Passo 2: desative a aceleração gráfica de hardware.
- Clique em Arquivo, Opções e Avançado.
- Procure a opção Exibição no painel direito.
- Desmarque Desativar aceleração de hardware.
- Clique em OK.
3ª Solução: divida um arquivo do Excel em diferentes pastas de trabalho.
É uma boa opção separar seus arquivos grandes em algumas pastas de trabalho e abri-los em diferentes instâncias do Excel. Isso reduz a possibilidade de encontrar o erro causado ao atingir o limite de 2 GB para uma única pasta de trabalho.
4ª Solução: ative a opção de gerenciar o tamanho do arquivo de paginação automaticamente.
- Abra o Painel de Controle.
- Selecione Sistema e Segurança.
- Clique em Sistema.
- Selecione Configurações avançadas do sistema na barra lateral esquerda.
- Mantenha a aba Avançado selecionada. Clique em Configurações na área Desempenho.
- Mude para a aba Avançado.
- Clique em Alterar… na área de Memória virtual.
- Marque Gerenciar automaticamente o tamanho do arquivo de paginação para todas as unidades.
- Clique no botão OK em todas as janelas para confirmar as alterações.
Conclusão
Sem dúvida, o erro de memória ou espaço em disco insuficiente é uma ocorrência comum no Windows. É possível encontrá-lo ao abrir ou executar ações simples no Word/Excel ou outros programas do Office.
Nas partes anteriores, abordamos possíveis causas para este erro e soluções correspondentes que você pode utilizar para corrigi-lo por conta própria. Por favor, leia atentamente o conteúdo acima para resolver seu problema.